
Computação nas nuvens ou cloud computing é um assunto que deixa muita gente ainda com dúvidas, devido a isso venho por meio deste post tentar esclarecer alguns pontos sobre essa tecnologia. A ideia da computação nas nuvens é manter todos os arquivos e programas que normalmente teríamos instalados em nossos computadores em servidores internet (daí o termo computação nas nuvens), no qual o computador serve somente como terminal de acesso para esses programas, sendo necessário somente monitor, periféricos e conexão com a internet, seria como se o computador funcionasse como um terminal "burro" e todo o processamento fica a encargo dos servidores. Uma das vantagens em se usar esse sistema é que temos acesso de qualquer lugar do mundo a nossos arquivos e programas. Outra vantagem é que o usuário na precisa se preocupar com as atualizações dos softwares. Ainda elencando outra vantagem que deve ser levada em consideração é que o uso de tecnologias em nuvem diminui custos as empresas como espaço geográfico e custos com energia para refrigeração.
Mas nem tudo é vantagem, devido ao serviço ficar hospedado na nuvem temos problemas como velocidade de processamento, sendo que o fator velocidade do serviço de internet (banda de internet) e velocidade por parte do processador na nuvem que executa vários processos ao mesmo tempo. Outra desvantagem é que por ter os dados armazenados na nuvem o usuário nunca saberá onde esta informação se encontra e também temos maior chance de ter nossas informações hackeadas uma vez que elas estão disponíveis fora de nossos computadores em algum servidor, em algum lugar do mundo. Porém, já existem alguns sistemas operacionais que funcionam na nuvem por exemplo: Google Chrome OS, iCloud e Ubunto One que são os mais usados serviços como SkyDrive e DropBox são caracterizados como serviços de armazenamento em nuvem.
As tecnologias em nuvem vem se tornando uma realidade cada vez maior em nosso dia a dia, e juntamente com o crescimento tecnológico é uma tecnologia que se consolida cada vez mais. Vamos aguardar e esperar até que tenhamos realmente um sistema operacional completo rodando em nuvem!









